sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Primeiros treinos no Velopark

Aconteceram, nessa tarde, os primeiros treinos para a 5a etapa do Mercedes-Benz Grand Challenge 2012. Os dois momentos de 40 minutos representaram meus primeiros contatos com a pista do Velopark, aqui no Rio Grande do Sul.
 
Cheguei na pista, hoje, por volta das 9 horas da manhã, para rever a C-250 Turbo número 99, bem como todos os integrantes da equipe Rsports e outros diversos amigos que por lá também estiveram. O sol intenso e o calor extremo contrariavam as previsões de chuva. Às 10 horas, foi realizado o briefing com os pilotos e, um pouco mais tarde, uma ação muito interessante - a gravação do vídeo promocional da categoria. Neste momento, todos os pilotos se dirigiram para a pista e revezaram suas posições atrás de uma caminhonete que filmava os carros.
 
Assim que teve fim a gravação, começou o primeiro treino livre. Eu, que conhecia a pista do Velopark apenas por meio dos simuladores, tive muita cautela nos primeiros momentos. Cheguei a ocupar a quarta posição por algum tempo mas, à medida que os pilotos se habituavam com a pista e melhoravam seus tempos, fui sendo superado - estava limitado devido ao grande desgaste dos meus pneus, os mesmos que utilizei no classificação e na primeira corrida da 4a etapa, sediada em Jacarepaguá-RJ, cujo asfalto é fortemente abrasivo. Enfim, concluí o treino com a oitava posição e convicto de que alterações no setup faziam-se necessárias.
 
No intervalo entre os treinos, me reuní com diversos integrantes da equipe. Simultaneamente, meu carro tinha sua suspensão ajustada. Essas alterações, entretanto, duraram mais que o previsto e acabaram me levando a perder 30 dos 40 minutos de treino. Outros 7 minutos foram perdidos por conta de uma bandeira vermelha. Foram apenas 2 voltas rápidas completadas, ambas em um momento de pista excessivamente quente e com pneus muito desgastados. Mesmo assim, melhorei minha marca do treino anterior e garanti a nôna posição.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Amanhã, às 9:00, ocorrerá o terceiro e último treino livre do final de semana; às 10:55, a classificação e, às 13:30, a primeira corrida. O Live Timing pode ser acompanhado pelo site: www.caradec.com.br. Além disso, a corrida de amanhã, acredito eu, deve ser transmitida pelo site: www.portalgt.com.br.

2 comentários:

  1. Olá Edinho assisti a corrida ontem pela Rede TV, e torci muito por vc, a corrida foi legal vc conseguiu acompanhar os lideres, e isso para um início eu acredito que seja ótimo.
    Apenas tive a impressão que seu carro era um pouco mais lento de reta, e com isso vc não conseguia atacar os outros a sua frente. Gostei muito como defendeu a sua posição quando ameaçado isso com certeza vc aprendeu no marcas.
    Parabens estarei sempre torcendo por vc, porque além de bom piloto vc, seu pai e sua família são pessoas especiais.

    Um abraço Rodrigo # 55. (Do marcas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Rodrigo!
      A corrida foi bem legal sim, apesar de a pista não contribuir muito para as ultrapasagens... Estávamos os cinco primeiros andando em um ritmo exatamente igual, a aproximação acontecia quando havia alguma tentativa de ultrapassagem.
      O marcas é uma escola muito boa e sem o que aprendi lá eu com certeza não conseguiria disputar daquela forma!
      Fiquei muito feliz com o resultado e por ter conseguido acompanhar os feras ali da ponta!

      Grande abraço e venha fazer uma visita, conhecer a montanha! kkkk

      Excluir