domingo, 18 de agosto de 2013

Corrida marcada por problemas eletrônicos e boa recuperação

Terminei a prova de hoje com o sentimento de que o resultado poderia ter sido melhor, mas contente por ter conseguido superar problemas eletrônicos comprometedores e assegurar um lugar no pódio.
Hoje bem cedo, antes do início das atividades, a equipe Rsports solicitou que os responsáveis pela preparação das Mercedes-Benz C 250 Turbo do campeonato fossem até os boxes e fizessem uma checagem no sistema eletrônico do meu bólido a fim de encontrar um possível motivo para a ocorrência do módulo de emergência que me prejudicou na Classificação. Foi constatado que, quando havia necessidade de dosar a aceleração nas saídas de curva, a válvula do turbo, comandada eletronicamente, não abria, motivando a perda de potência momentânea. Conversamos e concluímos que o pedal do acelerador poderia ter influência nesse problema. Não houve tempo de fazer a substituição, mas alguns ajustes foram feitos na peça e o carro, então, ficou pronto para a corrida.


O tempo fechado e o forte frio na região do Autódromo de Interlagos afastaram parte do público, mas não espantaram os amantes do automobilismo, que estivem presentes em número significativo na visitação de boxes, momento muito legal do evento, que propicia o contato entre espectadores e equipes. Como de costume, tiramos fotos, distribuímos autógrafos, apresentamos os carros, fazendo a alegria daqueles que foram à pista prestigiar nosso evento.

 

 



 












 








Largando da 3ª posição, minha estratégia era me manter na parte de dentro da pista para escapar de confusões e tentar ganhar a 2ª colocação na freada. Minha arrancada, entretanto, não foi muito boa. Fiquei limitado na primeira perna do S do Senna e, por fora na segunda, um toque entre dois pilotos a minha frente fez com que eu perdesse embalo e, consequentemente, posições. Na subida para o Laranjinha, eu era o 6º colocado, com vantagem significativa para o 7º - o que indicava que, a partir daquele momento, já começava minha corrida de recuperação.

Minha expectativa, entretanto, foi contrariada ainda na primeira volta, quando, na saída do Bico de Pato - uma das curvas mais lentas do traçado - minha C 250 Turbo presenteou-me com um erro eletrônico e deixou de ser turbo por alguns metros. Saí do miolo da pista sem ação, vi o pelotão da ponta se distanciar e me vi sendo ultrapassado por um oponente na freada para a Junção. As surpresas não pararam por aí: o problema se repetiu mais algumas vezes, me fazendo perder tempo e, consequentemente, posições.

Quando entendi o problema e passei a ser capaz de evitar sua ocorrência, eu ocupava a 8ª colocação. Antes da parada dos boxes, aproveitei brechas dos adversários e realizei duas ultrassagens. Fui mais agressivo na freada para entrar nos boxes e, assim, aproveitei a parada obrigatória para diminuir a distância em relação ao pelotão a minha frente. Assim que saí dos boxes, logo na reta oposta, mais uma ultrapassagem e eu já era o 5º. Em seguida, veio a notícia via rádio: dois pilotos a minha frente haviam sido punidos por não terem permanecido por 2 minutos dentro do pit lane, como prevê o regulamento. Assim sendo, passei a ser o 3º colocado na prova, não muito distante do 2º.
 
No fim de prova, os erros eletrônicos ocorreram com menos frequência e aproveitei a situação para imprimir ritmo forte. Não demorou muito para que eu me aproximasse do carro a minha frente e, nas últimas voltas, parti para o ataque na busca pela 2ª posição. Apesar do meu melhor desempenho naquele momento, minha ultrapassagem tinha um elemento dificultador significativo - o peso extra de 50kg que, inclusive, já mencionei aqui no blog. Assim, perdia bastante distância na Reta Emerson Fittipaldi, que antecede o principal ponto de ultrapassagem da pista, e tinha que tentar o ataque no miolo, onde a ultrapassagem é mais complicada. Meu adversário se defendia bem, a cada tentativa minha perdíamos tempo e víamos uma aproximação perigosa do 4º colocado.






 











A 3 voltas do fim, passei a atacar com mais agressividade e, na subida da Junção, acabei tocando com o 2º colocado. Saímos sem ação da curva que antecede uma grande reta em subida, perdemos muito tempo e, naquele momento, vimos o oponente que nos acompanhava ultrapassar sem dificuldade. Caí para a 4ª posição, não consegui nova aproximação nos momentos finais e, assim, fechei a prova com mais um pódio, mas a sensação de que poderia ter finalizado a corrida com um resultado melhor.


 A próxima etapa do Mercedes-Benz Grand Challenge acontece no dia 08 de Setembro, no Autódromo Internacional de Curitiba, onde já venci na pista uma vez este ano. Até lá, devemos trabalhar bastante para solucionar os problemas eletrônicos que vêm nos atrapalhando na briga pela vitória. O que acontecer até lá, registro aqui! Obrigado pela torcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário