sábado, 7 de setembro de 2013

Primeira fila, novamente

Após um dia de intenso trabalho de acerto de setup em Curitiba, consegui me aproximar gradativamente do tempo da liderança dos treinos e, como resultado, conquistamos, pela 4ª vez em 5 etapas, uma posição na primeira fila.


Como de costume, cheguei ontem cedo em Curitiba, aqui no Paraná. Ao contrário da maioria das etapas, aproveitei o dia da chegada para conhecer um pouco a cidade que sedia nosso evento neste fim de semana e, claro, recarregar as energias para a disputa. Assim sendo, só depois de uma breve visita ao belíssimo Jardim Botânico me dirigi para o autódromo, onde já começamos as discussões sobre o acerto do carro em condições completamente diferentes daquelas do final de semana em que conquistei meu primeiro triunfo na pista. A temperatura mais alta certamente exigiria adaptações no setup que, naquela ocasião, funcionou muito bem.
 
O primeiro treino de hoje confirmou nossa expectativa - fui para a pista pela primeira vez com o mesmo setup que assegurou comportamento perfeito do carro na 2ª etapa da competição e tive dificuldades. Experimentei saídas de frente constantes, consequências claras da pista mais quente. No decorrer do treino, fizemos algumas alterações sutis no acerto da minha C 250 Turbo, mas o efeito não foi o esperado. Conseguimos melhorar e, no fim da sessão, me estabeleci na 2ª posição. A diferença para o 1º colocado, entretanto, era preocupante: 717 milésimos de segundo.
 
Vendo a necessidade de uma melhora significativa no tempo de volta, chegamos a conclusão de que, para o segundo treino, precisaríamos de fazer ajustes de suspensão mais radicais. Colocamos o plano em prática, mas os resultados ainda não foram os esperados - dessa vez fui o 3º colocado e a diferença para o 1º permaneceu na casa dos 7 décimos de segundo. Para piorar, a próxima sessão era a tomada de tempos, o que significa que arriscar demais no intervalo entre os treinos provavelmente não seria uma boa estratégia.















Fizemos mais alguns ajustes antes da sessão classificatória, quando eu usaria pneus novos, muito diferentes daqueles que usei nos demais treinos, já bastante desgastados. Para a felicidade minha e da equipe Rsports, logo percebi que o ajuste da minha Mercedes-Benz se adaptou muito bem aos pneus. Com um carro se comportando bem melhor, concluí que a pole-position era possível e comecei a dar o máximo de mim na sessão. O modo de manejar o veículo, entretanto, havia mudado demais por conta dessa melhora, o que dificultou meu trabalho. Cometi muitos erros e, em uma volta distante da ideal, cravei 1:33.336 - tempo que, com 339 milésimos de segundo de desvantagem em relação ao tempo da pole, me garantiu a 2ª colocação.















Sei que o resultado obtido poderia ter sido melhor hoje. Entretanto, fico contente pela evolução que experimentamos e, principalmente, por saber que tenho um carro competitivo nas condições deste fim de semana com os pneus que usarei amanhã. Colocamos a Mercedes número 99 na primeira fila, em posição de ponta e que certamente nos assegura a oportunidade de brigar pela vitória. Amanhã é outro dia, conto com a importante torcida de todos na corrida, que será transmitida ao vivo pelo SporTV 2, ao meio dia!


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