terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mais quebras na Copa Marshal

Nesse último final de semana, do dia 26 de Agosto, a Associação de Pilotos pediu que cada piloto preenchesse um formulário com sugestões para a temporada do ano que vem do Paulista de Marcas e Pilotos. Pensei em sugerir um campeonato paralelo em que cada quebra valeria um ponto - provavelmente eu estaria liderando essa competição. Brincadeiras a parte, mais uma vez, nessa 8a etapa da Copa Marshal de Marcas e Pilotos, corridas promissoras foram interrompidas por problemas com o carro.
 
Assim como na semana da 7a etapa, não fiz os treinos da Quinta-feira. Cheguei na sexta, o Chevrolet Corsa já estava pronto e fui para a pista assim que o treino começou. O comportamento do carro, cujo acerto havia sido completamente revisado pela equipe Arias, era muito bom no clima quente e seco de Interlagos. Não houve necessidade de muitas mudanças - terminei o primeiro treino na ponta, primeiro lugar geral e da Light. A tarde, como já é de costume, começamos com pneus usados e colocamos pneus novos para a segunda metade do treino, visando observar o comportamento do Corsa e, se necessário, fazer mudanças no setup. Novamente não foi preciso fazer nenhum tipo de alteração. Tudo estava muito certo e, assim, terminei o treino na segunda posição geral e da Light, apenas alguns centésimos mais lento que o primeiro colocado.
 
Fui para a Classificação com uma expectativa muito grande e positiva. Buscando tirar o maior proveito possível do carro que tinha nas mãos, ainda nas primeiras voltas virei o tempo de 2:03.097 - marca que, até o momento, me garantia a primeira posição geral para a primeira largada de Domingo. Alguns minutos depois, entretando, outro piloto, também da categoria Light, utilizando do vácuo de um companheiro de equipe, superou minha marca por 2 décimos de segundo. Sem um piloto que me cedesse o vácuo na reta principal, tive que me contentar com a segunda posição, geral e da Light - um ótimo resultado.
 
 
Alinhei, para a primeira bateria, na posição que garanti na Classificação. Minha largada não foi muito boa e acabei caindo da segunda para a quarta colocação antes mesmo do S do Senna - primeira curva do circuito. Fui ganhando terreno no decorrer da corrida. Assumi o terceiro lugar na abertura da segunda volta e o segundo lugar na volta seguinte. Fechando voltas muito rápidas, me aproximei do primeiro colocação. Foi na quinta volta, enquanto descia o Mergulho, entretanto, que o rolamento traseiro direito do meu Chevrolet Corsa quebrou. Tive que recolher para o box. Acabava ali a primeira corrida.
 
Segunda bateria, estacionei o Corsa de número 999 pouco depois da Curva do Café - ali fica a marca que determina a quadragésima primeira posição do grid. Sabia que enfrentaria uma corrida difícil - mas divertida - e que uma rápida recuperação era essencial para que eu conseguisse um bom resultado ao final da prova. Um piloto rodado na minha frente na segunda perna do S do Senna atrapalhou bastante meu início de corrida. Perdi posições na largada, caí quase para a última colocação. Vim me recuperando aos poucos, fazendo diversas ultrapassagens e, pouco antes da metade da corrida, quando uma bandeira vermelha foi acionada e interrompeu a prova, eu já estava na vigésima segunda posição geral. A corrida foi reiniciada após alguns minutos e retomei meu trabalho para ganhar posições. Ainda restavam 8 voltas para o fim, eu ocupava a sétima posição geral, terceira da Light, quando a borboleta do acelerador do meu Chevrolet prata e azul quebrou.
 
Assim teminou o fim de semana da 8a etapa da Copa Marshal de Marcas e Pilotos - sem troféus ou pontos, com o campeonato comprometido. Embora possa parecer decepcionante ter corridas com chances reais de vitória comprometidas por problemas mecânicos, é sempre importante ter em mente que assim é o automobilismo. Quebras fazem parte do esporte e é preciso saber lidar com elas.
 
Os vídeos das corridas brevemente estarão aqui publicados. Ainda não há data certa para as próximas etapas.

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