domingo, 6 de outubro de 2013

50% de aproveitamento

Com o resultado da corrida de hoje, no Velopark, chego à marca de 3 vitórias em pista em 6 corridas disputadas pelo Mercedes-Benz Grand Challenge 2013.

Contrastando com o dia de descanso e descontração vivenciado ontem, meu Domingo foi de trabalho duro e comprometimento. Cheguei cedo na pista para verificar todos os detalhes do carro juntamente com a Rsports e traçar a estratégia para o Shakedown (pequeno treino de 10 minutos) que abriu as atividades de hoje. Decidimos sair com as mesmas condições de corrida, para averiguar qual seria o comportamento do carro com tanque cheio, e não dar muitas voltas, poupando as pastilhas de freio que, nesta pista, são muito exigidas.

Tudo correu como planejado no treino e apenas duas voltas rápidas foram suficientes para eu confirmar o bom desempenho do carro. Terminei essa sessão com o 3º tempo, apenas atrás de pilotos que deram mais voltas.


Como de costume, antes da prova ainda tivemos a visitação de boxes. Hoje, ela foi bem especial pois contou com a presença do público do Super Carros, que é um grande evento automotivo que, nesta etapa, ocorreu em conjunto com o nosso evento. Muitas pessoas nos prestigiaram e tiraram fotografias para guardar a recordação daquele momento.
















Muitas fotos depois, chegou a hora de ir para a pista. Alinhei meu carro na 2º posição conquistada ontem e, enquanto esperava a bandeira verde sinalizando o início da volta de apresentação, olhava para o final da reta principal do Velopark, imaginando as possibilidades daquela decisiva largada.


Arranquei muito bem de forma que, no momento da freada, já consegui me posicionar um pouco a frente do pole-position. Como a reta de largada do Velopark é sucedida por um "S", sabia que, se eu conseguisse me manter ao lado do meu oponente na primeira perna, teria a preferência na segunda e poderia conquistar a ponta da prova. Investi nessa estratégia, me posicionei bem e, de forma agressiva, dividimos a segunda perna do "S", proporcionando a belíssima foto abaixo.

Como imaginado, saí do miolo com a 1ª posição. Atrás de mim, um piloto da casa também ganhou posições e assumiu o 2º lugar. Nas voltas seguintes, ele manteve bom ritmo, conseguiu me acompanhar e até pressionou em alguns momentos. Após alguns minutos de prova, entretanto, ele não conseguiu manter o mesmo ritmo forte que eu era capaz de imprimir com uma grande consistência - proporcionada pelo excelente acerto do meu carro. A partir daquele momento, comecei a abrir. 



A metade da prova chegou e minha vantagem sobre o 2º colocado já era próxima de 7s. Com tamanha diferença, não foi necessário arriscar na parada obrigatória: cumpri os 2 minutos com 3 segundos excedentes. Apesar desse maior cuidado, minha vantagem não reduziu muito e, no restante da prova, encontrei um ritmo que me possibilitava certa economia de pneus e freios e, mesmo assim, continuar abrindo.

A diferença chegou a ser de mais de 13s. Somente nas últimas voltas passei a fazer giros um pouco mais lentos, já me preparando para cruzar, lado a lado com meu companheiro de equipe, Fernando Amorim Jr. - que teve problemas com os pneus e, por isso, estava com volta de atraso - a linha de chegada, proporcionando uma imagem muito bonita.
















Dessa forma se consolidou minha segunda vitória na categoria, a terceira em pista - uma vez que, em uma delas, fui desclassificado. Por conta dessa desclassificação, inclusive, é que mesmo com o triunfo de hoje não estou muito bem no campeonato: ainda sou o 4º, agora com 1 ponto de desvantagem em relação ao 3º, 13 ao 2º e 18 ao líder. Ainda há chances de ser campeão e estamos, eu e a equipe Rsports, lutando muito para concretizar essa possibilidade. O plano para as duas últimas etapas é simples: vencer! Espero contar com a torcida de todos, valeu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário