sexta-feira, 20 de junho de 2014

Mais ou menos

 
Hoje, tivemos um dia bem mais ou menos aqui na Alemanha, facilmente resumido por 3 letras: AMG! Nossa primeira atividade teve início bem cedo, às 9h, quando fizemos check-out no hotel e entramos no carro em direção à fábrica da divisão esportiva da Mercedes-Benz. Não se passou muito tempo até estarmos rodeados por alguns dos mais impressionantes carros dos sonhos existentes, na porta do showroom da fábrica.
 
 
Entramos no "private lounge" da marca e, lá, enquanto tomávamos um café, tivemos uma explicação do quão maravilhoso seria nosso fim de semana participando do AMG Driving Experience, que começou com uma visita a alguns dos principais setores da fábrica. Não é permitido tirar fotografias no interior dos edifícios, portanto tenho que descrever apenas com palavras nossa experiência (trabalho difícil). Resumidamente, encontramos na AMG ambientes repletos de alta tecnologia e com processos de fabricação extremamente organizados. Na fábrica em que cada motor é produzido por apenas uma pessoa e cada pessoa produz, em média, 2 a 3 motores por dia, tudo é controlado com uma precisão impressionante, de modo que é possível saber até mesmo qual foi a ferramenta utilizada para apertar cada parafuso.

 
Além das fábricas de motores 8 e 12 cilindros da AMG, visitamos também o setor de personalização, onde clientes da marca podem utilizar sua criatividade para customizar seus veículos, tentar aperfeiçoar, de acordo com seu gosto particular, as máquinas que já estão próximas da perfeição. Alguns dos projetos lá realizados nos foram apresentados, muitos com custo de milhões de euros. Os altos custos são justificáveis: se o pedido do cliente inclui tecnologias novas, a AMG produz vários carros daquela forma e realiza todos os testes de segurança, inclusive "crash tests", para aperfeiçoar o produto e assegurar que a estrutura do carro resiste às modificações.

 
Finalizada a visita, veio a melhor parte: retirar de uma sacola a chave do carro que dirigiríamos até o hotel nas proximidades da pista de Nurburgring. Sim, pudemos sentar nos carros dos sonhos da AMG e guiar por 300km nas rodovias alemãs, sem limite de velocidade em alguns trechos. Retirei a chave de uma SL 65 AMG, um monstro equipado com um V12 biturbo de 630cv e incríveis 100kg de torque. Paioli iniciou a viagem em uma SLS AMG GT e um americano, que também fazia parte do nosso grupo, em uma CLS 63 AMG. Como não havia carros para todos, Márcio Campos começou o passeio na minha carona. Entretanto, ao longo dos 300km, fomos revezando direção e carona dos 3 veículos, de modo que todos tivemos a oportunidade de acelerar cada um deles. 



Dirigir os carros esportivos nas estradas alemãs, além de proporcionar uma adrenalina imensa, foi uma excelente maneira de conhecer o país e admirar as belas paisagens que nos remetem a séculos passados: são muitas vilas ao longo de rios, cercadas por castelos nos topos de montanhas, cenários diferentes dos que estamos acostumados, muito bonitos. 



300km se passaram como se fossem 30, talvez 3. O V12 da SL 65 AMG chegou a nos empurrar a mais de 260km/h com segurança e estabilidade incríveis e, após ter um excelente gosto de cada carro, em algumas horas chegamos ao nosso destino final de hoje: uma cidade muito pequena e admirável pela beleza, onde, após alguns metros dirigindo, encontramos o gigante hotel em que ficaremos hospedados por 2 noites. Apenas um rápido pit-stop no luxuoso quarto, onde já encontrei minhas credenciais para o fim de semana, e decidimos fazer uma caminhada ao redor do parque da cidade, que rendeu algumas fotos: 


Fechamos o dia de hoje com um jantar coletivo. Fomos, juntamente com a organização do AMG Driving Experience, até um restaurante onde pudemos experimentar mais um pouco do cardápio local, em clima de alegria e celebração após o dia marcante. Antes de ir embora, ainda participamos de um sorteio: cada um retirou, novamente de uma sacola, um papel com um número e a indicação "Driver" ou "Co-driver". Meu papel, com os dizeres "Driver" e "1.7", significou que amanhã eu teria o direito de dirigir uma Mercedes-Benz E 63 AMG no histórico traçado de mais de 20km e mais de 80 curvas de Nurburgring. Por fim, ainda fiz uma troca com Marcos Paioli: meu veículo definitivo para a volta será uma SLK 55 AMG. Estou bastante empolgado para essa e outras experiências que teremos amanhã, enfim no circuito alemão, acompanhando as 24h de Nurburgring!
Cada acontecimento, detalharei aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário