Em uma corrida disputada, consegui hoje superar problemas no carro e os adversários para repetir a 1ª colocação na pista, que dessa vez se consolidou fora dela, assegurando a mim a primeira vitória no Mercedes-Benz Grand Challenge.
Apesar da corrida ter tido início apenas às 11 horas, as atividades no Autódromo de Tarumã começaram algumas horas antes, com a visitação de boxes. Um grande público nos prestigiou nesse momento de contato entre pilotos e fãs do automobilismo - classe bastante numerosa no Rio Grande do Sul - e de descontração antes da prova. Aproximadamente uma hora de fotos e autógrafos depois, estávamos preparados para a corrida.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwy9RNS4RuuAg_XI7qEmD6L8a8xQZ_1EiJgBCSoED8Qx2DsGZlZAIoPrWjgs3ssyEttDFckxj3R1-sUfD0ZknP8Abb_I6_UYE_SQMNeHHUsxhfA8Ba4X9msWtC1lqgZHsGDX1qiWgQBd4/s320/DSC_6904.JPG)
Recebidas as mensagens de boa sorte de vários amigos da equipe, fui para a largada puxando os 17 carros inscritos neste fim de semana. Minha posição de pole-position, por dentro, não me assegurou tanta vantagem em relação ao 2º colocado na curva um de Tarumã, onde perdi a ponta do pelotão logo na largada. A partir daí, começou uma caça ao líder da prova que perdurou até o momento das paradas obrigatórias. Imprimimos ritmo forte e, aos poucos, fomos nós dois distanciando do restante do pelotão, tornando a disputa pela liderança uma briga particular. Foram algumas tentativas de ultrapassagem e uma escapada na grama de minha parte que, segundo informações que já recebi, assustou um pouco os familiares que me assistiam.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeV9pe4GKmC6rgGXwz8Z-z-s5Ans3SbTRuarBruU0G7fABsqs1AZs79K8dj4YKQ4RGKoZAsjL4Pr0zfREI9tMGaiOPGMyQuchB3FjVz_p3NpYcWmlvGsJHo51KmDY8cu27-rsF6vhnfug/s320/20130728_gt_mercedes_taruma_rodrigoruiz_02449.jpg)
Aberta a janela das paradas, o então 1º colocado levou seu carro para os boxes para cumprir a obrigatoriedade e eu, por ordem e estratégia da equipe, permaneci na pista, assumindo a condição de líder. Na volta seguinte, foi minha vez de, agilmente, visando perder o mínimo de tempo possível, recolher para fazer a parada. Cumpri os 2 minutos obrigatórios com apenas 1 segundo de sobra, saí com velocidade do pit lane e consegui, assim, contornar a curva dois como líder.
Na volta em que retornei para a pista, recebi forte pressão. Com os pneus mais frios, consegui segurar o 2º colocado no miolo. Na reta dos boxes, entretanto, meu adversário aproveitou a vantagem do vácuo e se posicionou do meu lado direito, tentando uma manobra de ultrapassagem por fora na curva um. Eis que ocorreu, então, o momento mais polêmico da corrida - nos tocamos na entrada da curva, impacto que resultou em um desequilíbrio de ambos carros que me levou para a sujeira e fez com que meu oponente fosse para a grama, perdendo bastante tempo.
Consegui abrir 5 segundos de vantagem após a tentativa falha de ultrapassagem. Restando cerca de 15 minutos para o término da corrida, a vitória parecia certa. Minha C 250 Turbo, então, resolveu dar mais emoção ao fim de prova - acionou o módulo de emergência seguidas vezes na saída da curva da vitória, prejudicando todo meu trecho de reta a cada acionamento. Restando apenas 3 voltas para o fim, a diferença para o 2º colocado já era menor que 1 segundo. Mais uma atuação do módulo de emergência cortando potência do meu veículo e eu seria facilmente ultrapassado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQ8FzcF18kBCX5eEvnzw828YIPOY6f8wV2__EoB1h11ukzlS7nRuhMbt2BQDDoXy_FcusCoFIBhl4GIuiaV02vpk-evaVKZdPH9u1JciwWzkPj4FZ7M2Tp2ZyAdlBmCRmscue_Rpo_RZw/s200/20130728_gt_mercedes_taruma_rodrigoruiz_02573.jpg)
Felizmente para mim, consegui entender o estranho motivo pelo qual o módulo era acionado e, nas 3 últimas voltas, evitar que minha potência fosse cortada na reta principal. Desse modo, com 1.6 segundos de vantagem, conquistei, em Tarumã, minha segunda vitória consecutiva na pista pelo Mercedes-Benz Grand Challenge - a primeira válida fora dela, uma vez que meu carro já retornou da vistoria, sem maiores problemas.
Gostaria de agradecer a todos os responsáveis por essa enorme conquista, na terra de fortes adversários - aos integrantes da Rsports, pelo belo trabalho em equipe; à AvantGarde Motors, à EMC Sistemas, à Neide Buffet e à Nescafé, pelo apoio essencial; e a todos os familiares e amigos pela importante torcida. Todos têm parte do mérito neste triunfo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEih_C-Gn6q_UOyEV6T4Zu-l66z2UAp7BJm9NTuuinGie3XvEV-SJPN2qvkrglZQuJ9qSFzJOI-JP_kWfYGG12rJx_RWCBNcUJL7YoPKGvcWU2PdgmqocYpwYcc_4rgHEa0Y22dZww7vc7Q/s320/Luciano_Santos_+SigCom+(71).jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPgrXgRiyVrj3smHBoDItwg2g-pc_bIOpV1lVMEUHCiGYkLZXO8ei4JF7STCc4SJc_Si-GFps0FvvqVXGQIQUJpE3jADF9GGUodsNBVZhwkxBNp9wpadwn-odgC7adZtF2-DISPPBnqRw/s320/Luciano_Santos_+SigCom+(69).jpg)
Com essa vitória, ganhei pontos importantes, me firmei na 4ª posição do campeonato e me aproximei bastante dos líderes. A próxima prova é no dia 18 de Agosto, no tradicional Autódromo de Interlagos. Estarei lá, buscando mais uma vitória e contando com a torcida de todos para que isso aconteça!
Apesar da corrida ter tido início apenas às 11 horas, as atividades no Autódromo de Tarumã começaram algumas horas antes, com a visitação de boxes. Um grande público nos prestigiou nesse momento de contato entre pilotos e fãs do automobilismo - classe bastante numerosa no Rio Grande do Sul - e de descontração antes da prova. Aproximadamente uma hora de fotos e autógrafos depois, estávamos preparados para a corrida.
Recebidas as mensagens de boa sorte de vários amigos da equipe, fui para a largada puxando os 17 carros inscritos neste fim de semana. Minha posição de pole-position, por dentro, não me assegurou tanta vantagem em relação ao 2º colocado na curva um de Tarumã, onde perdi a ponta do pelotão logo na largada. A partir daí, começou uma caça ao líder da prova que perdurou até o momento das paradas obrigatórias. Imprimimos ritmo forte e, aos poucos, fomos nós dois distanciando do restante do pelotão, tornando a disputa pela liderança uma briga particular. Foram algumas tentativas de ultrapassagem e uma escapada na grama de minha parte que, segundo informações que já recebi, assustou um pouco os familiares que me assistiam.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeV9pe4GKmC6rgGXwz8Z-z-s5Ans3SbTRuarBruU0G7fABsqs1AZs79K8dj4YKQ4RGKoZAsjL4Pr0zfREI9tMGaiOPGMyQuchB3FjVz_p3NpYcWmlvGsJHo51KmDY8cu27-rsF6vhnfug/s320/20130728_gt_mercedes_taruma_rodrigoruiz_02449.jpg)
Aberta a janela das paradas, o então 1º colocado levou seu carro para os boxes para cumprir a obrigatoriedade e eu, por ordem e estratégia da equipe, permaneci na pista, assumindo a condição de líder. Na volta seguinte, foi minha vez de, agilmente, visando perder o mínimo de tempo possível, recolher para fazer a parada. Cumpri os 2 minutos obrigatórios com apenas 1 segundo de sobra, saí com velocidade do pit lane e consegui, assim, contornar a curva dois como líder.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUthyt6N_1x27VVmVuq-sww-lRaOEmJun8EYrs-2nUMaGmm457FfG6u0BurhJPmiIgZ3cm92SNI6rG17Jafxc4lbuJYaZeWIJ4hcyNEIlBCpM440tDMnd-mJi1UJMFi4nKjKtTpMQyk7c/s200/20130728_gt_mercedes_taruma_rodrigoruiz_02498.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQ8FzcF18kBCX5eEvnzw828YIPOY6f8wV2__EoB1h11ukzlS7nRuhMbt2BQDDoXy_FcusCoFIBhl4GIuiaV02vpk-evaVKZdPH9u1JciwWzkPj4FZ7M2Tp2ZyAdlBmCRmscue_Rpo_RZw/s200/20130728_gt_mercedes_taruma_rodrigoruiz_02573.jpg)
Felizmente para mim, consegui entender o estranho motivo pelo qual o módulo era acionado e, nas 3 últimas voltas, evitar que minha potência fosse cortada na reta principal. Desse modo, com 1.6 segundos de vantagem, conquistei, em Tarumã, minha segunda vitória consecutiva na pista pelo Mercedes-Benz Grand Challenge - a primeira válida fora dela, uma vez que meu carro já retornou da vistoria, sem maiores problemas.
Gostaria de agradecer a todos os responsáveis por essa enorme conquista, na terra de fortes adversários - aos integrantes da Rsports, pelo belo trabalho em equipe; à AvantGarde Motors, à EMC Sistemas, à Neide Buffet e à Nescafé, pelo apoio essencial; e a todos os familiares e amigos pela importante torcida. Todos têm parte do mérito neste triunfo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEih_C-Gn6q_UOyEV6T4Zu-l66z2UAp7BJm9NTuuinGie3XvEV-SJPN2qvkrglZQuJ9qSFzJOI-JP_kWfYGG12rJx_RWCBNcUJL7YoPKGvcWU2PdgmqocYpwYcc_4rgHEa0Y22dZww7vc7Q/s320/Luciano_Santos_+SigCom+(71).jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPgrXgRiyVrj3smHBoDItwg2g-pc_bIOpV1lVMEUHCiGYkLZXO8ei4JF7STCc4SJc_Si-GFps0FvvqVXGQIQUJpE3jADF9GGUodsNBVZhwkxBNp9wpadwn-odgC7adZtF2-DISPPBnqRw/s320/Luciano_Santos_+SigCom+(69).jpg)
Com essa vitória, ganhei pontos importantes, me firmei na 4ª posição do campeonato e me aproximei bastante dos líderes. A próxima prova é no dia 18 de Agosto, no tradicional Autódromo de Interlagos. Estarei lá, buscando mais uma vitória e contando com a torcida de todos para que isso aconteça!
Nenhum comentário:
Postar um comentário