domingo, 28 de julho de 2013

Agora sim, a primeira vitória

Em uma corrida disputada, consegui hoje superar problemas no carro e os adversários para repetir a 1ª colocação na pista, que dessa vez se consolidou fora dela, assegurando a mim a primeira vitória no Mercedes-Benz Grand Challenge.


Apesar da corrida ter tido início apenas às 11 horas, as atividades no Autódromo de Tarumã começaram algumas horas antes, com a visitação de boxes. Um grande público nos prestigiou nesse momento de contato entre pilotos e fãs do automobilismo - classe bastante numerosa no Rio Grande do Sul - e de descontração antes da prova. Aproximadamente uma hora de fotos e autógrafos depois, estávamos preparados para a corrida.















Recebidas as mensagens de boa sorte de vários amigos da equipe, fui para a largada puxando os 17 carros inscritos neste fim de semana. Minha posição de pole-position, por dentro, não me assegurou tanta vantagem em relação ao 2º colocado na curva um de Tarumã, onde perdi a ponta do pelotão logo na largada. A partir daí, começou uma caça ao líder da prova que perdurou até o momento das paradas obrigatórias. Imprimimos ritmo forte e, aos poucos, fomos nós dois distanciando do restante do pelotão, tornando a disputa pela liderança uma briga particular. Foram algumas tentativas de ultrapassagem e uma escapada na grama de minha parte que, segundo informações que já recebi, assustou um pouco os familiares que me assistiam.















Aberta a janela das paradas, o então 1º colocado levou seu carro para os boxes para cumprir a obrigatoriedade e eu, por ordem e estratégia da equipe, permaneci na pista, assumindo a condição de líder. Na volta seguinte, foi minha vez de, agilmente, visando perder o mínimo de tempo possível, recolher para fazer a parada. Cumpri os 2 minutos obrigatórios com apenas 1 segundo de sobra, saí com velocidade do pit lane e consegui, assim, contornar a curva dois como líder.

Na volta em que retornei para a pista, recebi forte pressão. Com os pneus mais frios, consegui segurar o 2º colocado no miolo. Na reta dos boxes, entretanto, meu adversário aproveitou a vantagem do vácuo e se posicionou do meu lado direito, tentando uma manobra de ultrapassagem por fora na curva um. Eis que ocorreu, então, o momento mais polêmico da corrida - nos tocamos na entrada da curva, impacto que resultou em um desequilíbrio de ambos carros que me levou para a sujeira e fez com que meu oponente fosse para a grama, perdendo bastante tempo.


Consegui abrir 5 segundos de vantagem após a tentativa falha de ultrapassagem. Restando cerca de 15 minutos para o término da corrida, a vitória parecia certa. Minha C 250 Turbo, então, resolveu dar mais emoção ao fim de prova - acionou o módulo de emergência seguidas vezes na saída da curva da vitória, prejudicando todo meu trecho de reta a cada acionamento. Restando apenas 3 voltas para o fim, a diferença para o 2º colocado já era menor que 1 segundo. Mais uma atuação do módulo de emergência cortando potência do meu veículo e eu seria facilmente ultrapassado.


Felizmente para mim, consegui entender o estranho motivo pelo qual o módulo era acionado e, nas 3 últimas voltas, evitar que minha potência fosse cortada na reta principal. Desse modo, com 1.6 segundos de vantagem, conquistei, em Tarumã, minha segunda vitória consecutiva na pista pelo Mercedes-Benz Grand Challenge - a primeira válida fora dela, uma vez que meu carro já retornou da vistoria, sem maiores problemas.


Gostaria de agradecer a todos os responsáveis por essa enorme conquista, na terra de fortes adversários - aos integrantes da Rsports, pelo belo trabalho em equipe; à AvantGarde Motors, à EMC Sistemas, à Neide Buffet e à Nescafé, pelo apoio essencial; e a todos os familiares e amigos pela importante torcida. Todos têm parte do mérito neste triunfo.
















Com essa vitória, ganhei pontos importantes, me firmei na 4ª posição do campeonato e me aproximei bastante dos líderes. A próxima prova é no dia 18 de Agosto, no tradicional Autódromo de Interlagos. Estarei lá, buscando mais uma vitória e contando com a torcida de todos para que isso aconteça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário