Tive, no dia de ontem, meus primeiros contatos com o desafiador traçado de Tarumã. O treino extra foi bastante proveitoso, marcado por grande evolução.
Saímos cedo do hotel em direção à pista, um pouco receosos pelo fato de o dia de ontem se tratar de uma quinta-feira de "greve geral". Felizmente não tivemos transtornos com as manifestações e chegamos ao nosso destino rapidamente.
Iniciamos o treino em um Fiat Palio 1.0. Eu e Fernando Amorim, o outro piloto da Rsports Racing presente, fomos pela primeira vez à pista de carona com Pedro Pimenta, piloto e integrante da equipe, no carro alugado. Pimenta, que tem bastante conhecimento e experiência no automobilismo brasileiro, nos passou a trajetória ideal e várias dicas para virar rápido no circuito gaúcho. Em seguida, foi a vez de os pilotos guiarem o carro de rua, sempre com as dicas de Pimenta.
Voltamos para o banco do carona, dessa vez em um carro de corrida - um GM Celta de Marcas e Pilotos equipado com pneus slicks. Pimenta reforçou as boas dicas antes que fôssemos para a pista no comando do veículo. Após as lições, dei 3 voltas com Pimenta ao meu lado, giros que foram suficientes para ele averiguar que eu já estava utilizando a trajetória ideal. No Celta, pude me sentir mais a vontade com a pista, dei cerca de 15 voltas e completei a mais rápida delas em 1:21.2.
Após o treino com o tração dianteira, foi a vez de avançar no processo de reconhecimento e pilotar um carro cujo tempo de volta provavelmente se aproxima mais com o que virará a Mercedes C 250 Turbo - um protótipo tração traseira, equipado com motor AP 2.0 aspirado. O carro, de pilotagem complicada, me surpreendeu pela força que apresenta e pelas altas velocidades de contorno. Fui à pista 3 vezes pilotando o protótipo e a evolução foi evidente: na primeira vez, cravei a volta mais rápida em 1:12.4; na segunda, em 1:11.7; e, na terceira, completei a primeira volta em 1:11.0, vinha 3 décimos de segundo mais rápido na parcial seguinte mas fui impedido de completar uma volta ainda mais rápida devido a um problema na embreagem.
Não há dúvidas de que o treino de ontem nos proporcionará economia de tempo e possibilitará economia de equipamento nos treinos do fim de semana de corrida. Espero que contribua para que conquistemos um bom resultado nas duas etapas que serão sediadas em Tarumã - a próxima delas dia 28 de julho - o que seria importantíssimo para nos colocar de novo na briga pelo título do campeonato.
Minhas últimas (e mais rápidas) voltas pilotando o protótipo foram gravadas e podem ser vistas no vídeo onboard abaixo:
Minhas últimas (e mais rápidas) voltas pilotando o protótipo foram gravadas e podem ser vistas no vídeo onboard abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário