terça-feira, 5 de novembro de 2013

Carro novo, alma nova

Retornei, hoje, de São Bernardo, interior de São Paulo. Estive na cidade, mais precisamente na fábrica da Mercedes-Benz, para participar de um evento da marca e presenciar a apresentação de um novo carro, que integrará a categoria que disputei em 2013 a partir do próximo ano: a CLA 45 AMG. 

Após uma breve visita à sede da equipe Rsports, me dirigi para o local do evento, um belo salão no interior da fábrica. Inicialmente, o espaço ficou restrito a um ambiente com mesas e cadeiras, onde um buffet bastante sofisticado era servido aos presentes. Depois de certo tempo de encontros e prosa com os muitos amigos envolvidos na categoria, outra parte do salão foi aberta - um auditório, onde cadeiras cercavam um palco e, principalmente, o tão aguardado carro, inicialmente coberto por um pano acinzentado. 

 
Antes que o carro fosse exposto, todos os detalhes do seu desenvolvimento nos foram apresentados por um grupo que incluía alguns diretores da Mercedes-Benz do Brasil e até mesmo um representante e um piloto da AMG (divisão esportiva da marca), ambos da Alemanha. Naquele momento, nos foram confirmadas informações tais como a potência do veículo (impressionantes 360cv em um motor 2 litros de 4 cilindros), a inteligente tração nas 4 rodas e a preocupação enorme com a segurança (cada CLA foi equipado com banco, cinto e santo antônio de última geração). 

Após essa apresentação, o CLA completamente desenvolvido na Alemanha, na mesma oficina responsável pelo desenvolvimento da SLS GT3, para o Brasil, foi enfim revelado. A reação de todos os presentes me pareceu muito positiva - não tinha como ser diferente, diante da beleza e agressividade do modelo.















Antes do fim do evento, ainda tivemos outra apresentação: foi a da nova promotora do evento, a gigante VICAR. Nesse momento, um representante da empresa não só anunciou a novidade, mas também introduziu o formato, alguns custos e até mesmo um esboço do calendário da temporada 2014 - faremos 6 corridas juntamente com o Brasileiro de Marcas e 2 em conjunto com a Stock Car, sendo estas a etapa de rua de Ribeirão Preto e a importante Corrida do Milhão. Também cabe esclarecer aqui outra informação que nessa apresentação nos foi confirmada: as C 250 atuais permanecerão ativas no ano que vem, formando uma espécie de categoria "Light", de acesso à CLA AMG Cup. O grid com 21 modelos C 250 e, inicialmente, 25 carros novos, será único, fato que proporcionará "uma única disputada e emocionante corrida" (exatamente como dizia o slide). 




 











O fim de semana será composto por 1 warm-up (box aberto, sessão que já acontece no Brasileiro de Marcas) de 15 minutos, 2 treinos, 1 Classificatório e a corrida, que deve ter o mesmo formato das que disputei este ano - 45 minutos de duração e uma parada obrigatória de 2 minutos, podendo ou não ter troca de pilotos. Pilotos profissionais, de classificação Ouro ou que já tenham passado por categorias como a Stock Car, não serão permitidos.

Para finalizar o dia, houve ainda uma sessão de perguntas e respostas e, claro, a abertura das reservas do novo e bonito carro - com valor de R$360.000,00, sendo exigido sinal de 10%. Equipes e pilotos do atual Mercedes-Benz Grand Challenge têm prioridade na compra e podem levar a viatura com 10 mil reais de desconto. A expectativa da marca é que as reservas superem o limitado número de 25 carros da primeira remessa - torço para que tal expectativa se confirme, simbolizando o sucesso da categoria. 

Acredito veementemente que foi hoje introduzida uma forte categoria no cenário nacional a partir de 2014, levando em conta os projetos bem planejados, o grande investimento da Mercedes-Benz e o retorno que a categoria atual já proporciona. Espero que as boas expectativas acerca da CLA AMG Cup se concretizem e, claro, que eu esteja no grid pilotando essa máquina de sangue 100% alemão. Agora, é trabalhar para atingir este objetivo. As novidades, conto aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário