domingo, 3 de novembro de 2013

Fechando com chave de ouro

Consegui, hoje, em uma corrida perfeita, "lavar a alma" após o péssimo resultado de ontem com uma bela vitória na prova de encerramento da temporada 2013 do Mercedes-Benz Grand Challenge.

Fiquei chateado logo após acordar, assim que olhei para a janela e vi que uma chuva fina e aparentemente duradoura caía em Porto Alegre. Após o dia de ontem, sabia que teria um bom desempenho em pista seca, mas, como nunca andei em Tarumã com piso molhado, tudo era muito incerto naquela condição. Felizmente, ainda no caminho para o Autódromo a chuva cessou e, como o tempo em Porto Alegre estava bem abafado, não demorou muito para a pista começar a secar. 

Como neste fim de semana tivemos rodada dupla, o dia de hoje iniciou uma nova etapa e, deste modo, tivemos nova Classificação. A pista ainda estava secando quando essa sessão foi aberta e, assim sendo, não deixei os boxes nos primeiros minutos. Apenas na metade do treino abri voltas rápidas, mas as condições ainda não eram as ideais. Após 4 voltas, período em que o pneu oferece melhor performance, não consegui mais melhorar minha marca de 1:13.752, que me garantia a pole-position; e retornei para os boxes. De lá, assisti a um piloto ir para a pista nos minutos finais, aproveitar as melhores condições dos pneus com pista mais limpa e, assim, superar minha marca por cerca de 3 décimos de segundo. Ao final dos 20 minutos, assegurei a 2ª posição no grid de largada.


Antes da corrida, ainda tivemos o momento de contato com o público - a visitação de boxes. Os gaúchos mais uma vez nos surpreenderam, marcando forte presença apesar do tempo fechado e das previsões de chuva.





 












Na pista de Tarumã, onde as ultrapassagens são bem complicadas, eu sabia que minha maior chance de assumir a ponta da prova seria na largada. Me concentrei muito para aquele momento e, ao arrancar bem, imediatamente após o apagar das luzes vermelhas, devolvi uma manobra de que eu mesmo fui vítima na etapa anterior neste Autódromo - fiz a curva 1 por fora e, antes mesmo da freada para a curva 2, já estava a frente do pelotão, defendendo minha liderança. 




 










Uma vez na liderança, tive um único momento de ameaça - foi na abertura da segunda volta, quando experimentei uma saída de frente na última curva do circuito e acabei passando um pouco da zebra, perdendo velocidade na entrada da reta principal e tendo que fazer traçado defensivo na freada da curva 1. Desse momento em diante, comecei a desenvolver ritmo muito rápido e, assim, fui abrindo vantagem sistematicamente.
  

No momento da parada obrigatória de 2 minutos, já era de 10s a diferença para o 2º colocado. Com tamanha vantagem, pude fechar meu tempo de box com certo excedente, sem arriscar. Além disso, para evitar problemas como o de ontem, visto que o carro se comportava bem, nem mesmo calibramos os pneus. Voltei para a pista e prossegui dando voltas em bom ritmo, chegando a aumentar a diferença para o 2º colocado em até 1s por volta. Quando abri o último giro, a vantagem era de mais de 20s. 

Pelo rádio, veio a ordem para passar pela última vez na reta principal bem devagar e perto da equipe como comemoração. Segui o pedido e assim, para finalizar com chave de ouro o ano, comemorei junto da equipe Rsports e do público gaúcho (que, muito educado e apaixonado por corridas, me aplaudiu de pé) minha terceira vitória válida, a quarta em pista em um total de 8 corridas. Para completar, a combinação de resultados ainda me assegurou a excelente 3ª colocação no campeonato. 



 











Acabou hoje uma temporada de superação - superamos uma penalização logo na primeira prova, uma desclassificação na segunda e problemas eletrônicos que nos perturbaram nas seguintes. Foi, sem dúvidas, um ano muito positivo junto aos amigos da Rsports. Estou certo de que o aprendizado e os ótimos resultados neste campeonato me acompanharão para sempre e espero aproveitá-los de modo que contribuam para um bom andamento da minha carreira. Agradeço muito a torcida de todos neste ano e, claro, conto com o importante apoio de vocês para a próxima temporada!



Nenhum comentário:

Postar um comentário