Hoje tive um dia pouco convencional aqui no
Autódromo de Tarumã, em Viamão. Nosso Sábado não foi composto só pelos treinos
livres, mas também pela corrida que inaugurou a rodada dupla que encerra a
temporada 2013 do Mercedes-Benz Grand Challenge. Os resultados foram bons
durante todo o dia - até o meio da corrida, onde a má sorte me tirou as chances
de vitória.
A corrida teve início já no fim de tarde,
por volta das 17h - felizmente o horário de verão nos permitiu disputar toda a
prova com boa claridade. Largando por fora, planejava manter a posição nas duas
primeiras curvas para ter a preferência na terceira, o que é uma estratégia
comum aqui em Tarumã. Os 50kg extra, entretanto, não me possibilitaram
desenvolver velocidade suficiente para fazer a manobra. Cheguei a ser
ultrapassado por um companheiro de equipe na primeira curva, mas retomei minha
2ª posição na curva seguinte.
Sabia que o líder da prova, piloto da casa,
desenvolveria um ritmo rápido no decorrer da corrida e que seria difícil
acompanhá-lo carregando mais peso. Consegui, entretanto, ser constante virando
rápido e, assim, mantive boa distância em relação ao 1º colocado. Em caça
constante, a diferença entre nós era de aproximadamente 4s quando foi aberta a
janela para parada obrigatória. Enxerguei a possibilidade de reduzir essa
desvantagem arriscando um pouco mais na parada e, ao final da prova, manter bom
ritmo para tentar o ataque. O que eu não sabia é que, na parada, essa possibilidade
seria exterminada.
Durante a calibragem do pneu dianteiro direito da minha C 250 Turbo,
inesperadamente a válvula do bico saiu, iniciando um vazamento de ar.
Imediatamente, os mecânicos da Rsports buscaram a solução para o problema: a
primeira tentativa foi impedir o vazamento. Não obtendo sucesso e vendo que tal
ação não seria possível, a alternativa foi trocar o pneu - o que, em Tarumã,
uma pista relativamente curta e muito rápida, representou o fim das chances de
um bom resultado. Retornei à prova na 12ª posição, com 2 voltas de desvantagem
em relação ao líder.
No fim da prova, apesar do pneu substituto mais desgastado, desenvolvi bom
ritmo, consegui 2 ultrapassagens e, desse modo, cruzei a linha de chegada na
10ª posição.
Está claro que o resultado de hoje seria
bem melhor se não fosse o acontecido. Estamos bem chateados mas, pelo
desempenho que tive hoje, sei que amanhã, sem os 50kg extra, tenho grandes
chances de vitória. Agora, ainda em 4º no campeonato e mais distante do 3º,
preciso de um bom resultado para alcançar essa posição que ainda me é possível.
Agradeço a torcida de todos hoje; e o resumo da corrida que marca o fechamento
do campeonato, posto aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário