sábado, 2 de novembro de 2013

Sábado de corrida... não deu boa sorte!


Hoje tive um dia pouco convencional aqui no Autódromo de Tarumã, em Viamão. Nosso Sábado não foi composto só pelos treinos livres, mas também pela corrida que inaugurou a rodada dupla que encerra a temporada 2013 do Mercedes-Benz Grand Challenge. Os resultados foram bons durante todo o dia - até o meio da corrida, onde a má sorte me tirou as chances de vitória. 


A expectativa era que o dia de hoje fosse bem complicado por conta do "Lastro do Sucesso", a mim atribuído devido a vitória na última etapa, no Velopark. Sabíamos que os 50kg extra poderiam nos atrapalhar no veloz traçado de Tarumã e tivemos esse pressuposto confirmado em pista. Nos dois treinos livres, fui sempre rápido nos dois setores intermediários - menos velozes - e tive dificuldades no primeiro e no último setor - mais rápidos, que dependiam de uma boa aceleração por parte do veículo. Ao longo das sessões, trabalhamos o acerto de suspensão da minha C 250 para melhorar as saídas de curva e, assim, diminuir o prejuízo nas retas. Avançamos, mas não o suficiente para superar completamente as dificuldades impostas pelo lastro. Fui o 2º colocado em ambas as sessões. 


Na Classificação - que atrasou quase uma hora por conta de uma demora na montagem dos pneus - minha estratégia era escapar do tráfico de modo a não ser atrapalhado nas voltas em que os pneus slicks zero garantem melhor performance. Consegui espaço livre em pista e, na minha segunda volta rápida, cravei 1:14.151 - marca que, naquele momento, me garantia a primeira posição. Após algum tempo de prática, fui superado por um único piloto e, ao fim da sessão, mesmo estando 50kg mais pesado que os adversários, garanti a 2ª posição no grid para a corrida de hoje.



A corrida teve início já no fim de tarde, por volta das 17h - felizmente o horário de verão nos permitiu disputar toda a prova com boa claridade. Largando por fora, planejava manter a posição nas duas primeiras curvas para ter a preferência na terceira, o que é uma estratégia comum aqui em Tarumã. Os 50kg extra, entretanto, não me possibilitaram desenvolver velocidade suficiente para fazer a manobra. Cheguei a ser ultrapassado por um companheiro de equipe na primeira curva, mas retomei minha 2ª posição na curva seguinte. 















Sabia que o líder da prova, piloto da casa, desenvolveria um ritmo rápido no decorrer da corrida e que seria difícil acompanhá-lo carregando mais peso. Consegui, entretanto, ser constante virando rápido e, assim, mantive boa distância em relação ao 1º colocado. Em caça constante, a diferença entre nós era de aproximadamente 4s quando foi aberta a janela para parada obrigatória. Enxerguei a possibilidade de reduzir essa desvantagem arriscando um pouco mais na parada e, ao final da prova, manter bom ritmo para tentar o ataque. O que eu não sabia é que, na parada, essa possibilidade seria exterminada. 

 
Durante a calibragem do pneu dianteiro direito da minha C 250 Turbo, inesperadamente a válvula do bico saiu, iniciando um vazamento de ar. Imediatamente, os mecânicos da Rsports buscaram a solução para o problema: a primeira tentativa foi impedir o vazamento. Não obtendo sucesso e vendo que tal ação não seria possível, a alternativa foi trocar o pneu - o que, em Tarumã, uma pista relativamente curta e muito rápida, representou o fim das chances de um bom resultado. Retornei à prova na 12ª posição, com 2 voltas de desvantagem em relação ao líder.

 

No fim da prova, apesar do pneu substituto mais desgastado, desenvolvi bom ritmo, consegui 2 ultrapassagens e, desse modo, cruzei a linha de chegada na 10ª posição.



Está claro que o resultado de hoje seria bem melhor se não fosse o acontecido. Estamos bem chateados mas, pelo desempenho que tive hoje, sei que amanhã, sem os 50kg extra, tenho grandes chances de vitória. Agora, ainda em 4º no campeonato e mais distante do 3º, preciso de um bom resultado para alcançar essa posição que ainda me é possível. Agradeço a torcida de todos hoje; e o resumo da corrida que marca o fechamento do campeonato, posto aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário