terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Primeiros contatos e excelentes resultados



Hoje começou, oficialmente, nosso carnaval. Falo do início da temporada 2014 da principal categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car! Tivemos hoje os primeiros treinos oficiais aqui em Curitiba - que marcaram meu primeiro contato com o carro do Campeonato Brasileiro de Turismo, bem como da equipe. No fim do dia, os resultados foram muito positivos - encerramos com o 4º melhor tempo no treino da tarde.


Cheguei no autódromo ansioso para pilotar o V8, o que eu sabia que seria muito diferente de todas as experiências anteriores que tive no automobilismo. Já havia encontrado com o pessoal da equipe Rsports na noite de ontem, quando cheguei, e sabia que estava tudo preparado para as sessões de treino, o que me deixou bem tranquilo. Era só sentar, lembrar de todas as recomendações e acelerar! 
 
Apesar de eu ter sido um dos primeiros a entrar na pista abrindo os treinos coletivos, não tive muito tempo de adaptação na sessão da manhã. Sempre que deixava os boxes, antes mesmo de completar uma volta rápida um problema fazia com que a potência do motor fosse limitada - uma espécia de reencarnação do "módulo de emergência" da Mercedes - e me obrigava a retornar. Assim aconteceu nas 1h20min de treino, quando as tentativas da Rsports de solucionar o problema não tiveram resultado. Dessa forma, não consegui baixar de 1:28.496, tempo que, com 2.630s de desvantagem, só me assegurou a 9ª posição.

O intervalo entre os treinos foi o momento de fazer uma checagem geral em todo o sistema de alimentação do motor, onde certamente estava o motivo do problema. Além da substituição de algumas mangueiras e filtros, aproveitamos o tempo livre para assistir minhas imagens onboard e discutir um pouco a respeito de pilotagem e acerto. Recebi do meu chefe de equipe, que até o ano passado pilotava nessa categoria, uma série de instruções, bem como do engenheiro Dinho, outro com grande experiência no Brasileiro de Turismo. Pontualmente às 13:10, estávamos prontos para acelerar novamente. 


Fui para a pista e, para nossa surpresa, antes de concluir a primeira volta rápida, o problema se manifestou novamente. Não perdemos tempo, era hora de tentar uma solução mais radical: trocar a bomba de combustível. Apesar de um tempo significativo ter sido gasto na substituição, voltei para a pista ainda com tempo para, enfim, praticar com o carro, dessa vez sem problemas. Com os pneus gastos, fizemos alguns testes de setup e, quando finalmente encontramos um bom acerto e me senti seguro na direção, cravei uma volta em 1:26.824 - que me assegurava, naquele momento, a 3ª posição. Como o clima era instável em Curitiba (não sabíamos se teríamos pista seca na Quarta-feira), aproveitamos o final do treino para tentar um teste com os pneus novos e reduzir a diferença de 0.964s que nos separava do líder da sessão. Quando montamos os sapatos no carro, entretanto, a chuva já caiu, atrapalhando nossos planos. Fui superado por um único piloto enquanto trocava os pneus e, assim sendo, ao final da sessão fiquei com o 4º melhor tempo. 

Considerando que tivemos hoje uma experiência completamente nova, o resultado foi surpreendente e me deixa bem contente, com grande expectativa. Estou certo de que ainda tenho que me adaptar melhor ao carro e que podemos desenvolver ainda mais o setup - e são esses nossos objetivos nos dois treinos de amanhã! Agradeço o apoio de todos, espero voltar amanhã com mais boas notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário