quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Dia conturbado, mas com final feliz



Vivenciei hoje um dia bastante conturbado por conta de um problema. Nos últimos minutos de treino, entretanto, tudo finalmente foi solucionado e pudemos mais uma vez comprovar nosso potencial: terminamos os treinos coletivos do Campeonato Brasileiro de Turismo com o 3º melhor tempo.


Fomos para a pista pela primeira vez no dia apenas às 11:30, quando as temperaturas em Curitiba estavam em alta. A fim de fazer uma verificação inicial, saí dos boxes com os pneus velhos de ontem - que estavam em condições muito ruins e não me possibilitaram fechar voltas rápidas. Felizmente, como o clima amanheceu mais estável na capital paranaense, pudemos, enfim, fazer o teste com os pneus novos. Com mais aderência, experimentei uma melhora na pilotagem e, consequentemente, no tempo de volta. Em minha melhor passagem, cravei 1:26.629 - tempo bom, mas que estava um pouco distante da nossa expectativa. Tentamos uma série de ajustes na suspensão e aerodinâmica do carro objetivando uma possível melhora, mas nenhum foi efetivo, fato que nos deixou preocupados.  A sessão, quando finalizada, rendeu apenas uma 7ª posição e 2 rodadas na busca pelo limite.




 










Passamos as mais de três horas de intervalo entre os treinos discutindo o que poderia ser alterado para melhorar a performance do carro. Chegamos a algumas conclusões de setup que foram implementadas e ainda recebi mais dicas de traçado e pilotagem do V8 a partir da análise dos meus vídeos onboard. Tínhamos algumas hipóteses para o rendimento abaixo do esperado, mas ignoramos um dado importante por imaginar ser uma reação normal do motor ao calor absurdo que fazia: em relação aos treinos de ontem, meu carro hoje tinha perdido velocidade final em retas.

Após alguns ajustes, às 16h retornei para a pista para a última oportunidade de virar rápido, o último treino coletivo do Campeonato Brasileiro de Turismo - e tive um início de treino desastroso! Apesar de tentar encontrar os limites de todas as formas, os tempos não refletiam meu esforço e estava difícil até mesmo conseguir uma posição entre os 10 melhores. Depois de alguns minutos de insistência sem resultado em pista mudando a maneira de pilotar e o traçado, percebi que tínhamos um problema quando segui um adversário na reta principal e observei que meu motor não estava me oferecendo a potência que deveria - foi quando acionamos a empresa responsável pela manutenção dos motores. Uma checagem eletrônica rapidamente detectou a falha e imediatamente a equipe Rsports começou a agir para que o carro voltasse ao seu desempenho normal. 

Após muito trabalho, consegui retornar para a pista a poucos minutos do fim da sessão - não havia tempo para erros. Assim que saí dos boxes já ficou evidente quanta potência eu estava perdendo anteriormente. Procurei me concentrar ao máximo para aproveitar bem os poucos minutos que eu tinha com o V8 trabalhando da forma ideal e o resultado de todo nosso esforço enfim veio: fechei minha volta rápida em 1:25.550, tempo que me garantiu a 3ª colocação nos treinos coletivos. Enquanto comemorávamos, ainda sobrou um tempinho para meu amigo e companheiro de equipe no Mercedes-Benz Grand Challenge, Fernando Amorim, experimentar a tocada do V8 na pista paranaense. 

Terminar os treinos coletivos oficiais do Campeonato Brasileiro de Turismo em uma posição de ponta, atrás apenas da equipe campeã de 2013, é certamente um grande triunfo, mérito de toda a equipe Rsports pela dedicação ao novo desafio. Mais do que isso, trata-se de um indício de que estaremos brigando por vitórias e temos condições de disputar o título de 2014, que é o nosso objetivo. Nossa estréia oficial e próximo compromisso em pista é nos dias 22 e 23 de Março, já na abertura da temporada, em Interlagos. Até lá, muito trabalho para que tudo ocorra da melhor forma possível. Como sempre, estarei contando com a torcida e a energia positiva de todos, vamos juntos!

Um comentário:

  1. Boa sorte moço! Pra cima deles! Sua torcida é grande!

    Atte: Cléber Henrique ( J. Monlevade )

    ResponderExcluir