sábado, 12 de abril de 2014

Dia de altos a baixos


Tive neste Sábado, aqui em Santa Cruz, um dia que começou com resultados extremamente positivos e promissores, mas teve um fim longe do esperado por conta de um acidente no treino e um problema que em muito nos prejudicou na Classificação.

Ao contrário de ontem, hoje as atividades do Campeonato Brasileiro de Turismo começaram logo no início da manhã – invertemos a ordem, passei a integrar o grupo 1 e às 8:50 já estava na pista para o primeiro treino livre. Dessa vez com pista seca, fui buscar os limites nessa nova condição e tive sucesso. Apesar de uma pequena deficiência no setor 2, me senti muito confortável com o acerto desenvolvido pela Rsports no circuito gaúcho e consegui dominar o treino considerando os demais trechos da pista.


Fomos aprimorando, eu e o carro, no decorrer da sessão, de forma que liderei praticamente todos os 40 minutos de prática. A aproximadamente 10 minutos do fim, entretanto, acabei passando da conta na busca pelo limite extremo e paguei o preço por essa ação: perdi o controle do carro em um trecho de média velocidade e, quando encontrei a grama ainda úmida da pista recém seca de Santa Cruz do Sul, acabei ganhando ainda mais aceleração antes de um impacto contra a barreira de pneus. Felizmente, os danos mecânicos não foram grandes, mas o choque danificou bastante a parte de fibra do meu Stock Car, que também ficou bem sujo – muito trabalho para a equipe Rsports em pouco tempo disponível (a Classificação ocorreria em apenas 4 horas).

 















Após alguns minutos de bandeira vermelha para resgate do meu carro, a bandeira verde novamente foi agitada para mais 10 minutos de sessão em que, dos boxes, assisti a apenas um piloto me superar – curiosamente, meu principal adversário durante todo o ano passado no Mercedes-Benz Grand Challenge. No grupo 2, nenhum dos pilotos superou minha melhor marca de 1:26.062 (que certamente poderia ser melhor não fosse o acidente) e, assim sendo, por uma diferença mínima de 61 centésimos de segundo, fui o 2º colocado ao fim do último treino livre antes da Classificação.

 
Um esforço muito grande de todos os integrantes da equipe Rsports foi exigido para que o número 88 estivesse em condições de ir para a pista às 12:50, horário previsto para a Classificação – deixo aqui, inclusive, meu agradecimento pelo trabalho árduo de todos esses amigos hoje. Fato é que, apesar de um pouco torto, a equipe foi capaz de montar um Frankstein preparado para fazer uma boa Classificação (vendo a foto é fácil entender o motivo do apelido). Saí para a pista, inicialmente, para uma checagem, assegurar que tudo estava funcionando perfeitamente após o acidente e não havia riscos. Feito isso, parti para minhas voltas rápidas. Em meu primeiro giro, cravei 1:26.490 – tempo bom, mas que pelo nosso desempenho na manhã com pneus velhos certamente poderia ser melhorado consideravelmente. Nas voltas seguintes, entretanto, fui experimentando uma piora exponencial do comportamento do carro e não consegui melhorar em nada meu tempo, que só me garantiu a 8ª colocação no grid de largada para a corrida de amanhã.
 

Felizmente, a equipe Rsports já realizou uma revisão mais detalhada no carro e constatou que o que imaginávamos ser um resquício da batida nos atrapalhando na Classificação foi, na verdade, um azar: durante a sessão, perdi um parafuso que prendia a barra estabilizadora traseira, o que ocasionou o comportamento inesperado e longe do ideal. Assim, fecho o dia com um resultado bem distante do potencial que tínhamos para o dia de hoje e foi comprovado no treino.

Largo amanhã de uma posição atípica, no meio do pelotão. Recentemente, entretanto, tive uma experiência semelhante ao cair da 2ª para a 10ª posição na minha corrida de estréia na categoria e retomar minha posição de origem em poucas voltas. Apesar do traçado mais complicado para ultrapassagens aqui em Santa Cruz do Sul, acredito que, corrigida a deficiência do carro, é possível conquistar um bom resultado amanhã; e lutaremos para que isso aconteça. Precisarei, mais do que nunca, da torcida de todos: amanhã o Portal Terra transmite ao vivo a terceira corrida do campeonato a partir das 9h e, às 14:30, como de costume, o VT completo será transmitido para todo o Brasil em TV aberta pela RedeTV!

Nenhum comentário:

Postar um comentário