sexta-feira, 20 de julho de 2012

Os primeiros treinos de tração traseira

Hoje andei pela primeira vez no carro que competirei neste fim de semana e já na saída dos boxes pude perceber o quanto a Mercedes C250 Turbo é diferente de todos os carros que pilotei anteriormente. Foi minha primeira experiência em um carro com tração traseira, pneus slick e freios de competição.

Basicamente, os pneus slick fazem com que o carro tenha um grip muito alto nas curvas e possibilitam uma entrada mais rápida nelas. Combinados aos freios de competição, que são muito eficientes na redução da velocidade, exigem uma extrema confiança por parte dos pilotos. A tração traseira, por sua vez, facilita a "perda" da traseira do carro nas saídas de curva, o que obriga o piloto a ser cauteloso nas retomadas; e uma vez "perdida" a traseira, o carro tem uma lógica inteiramente contrária à dos carros com tração dianteira para que o controle seja recuperado.

A adaptação a esse novo carro, como era de se esperar, não foi fácil. Procurei ser bem cauteloso nas primeiras voltas e até completei voltas bem rápidas. Na oitava volta, entretanto, procurando andar ainda mais rápido e melhorar meus tempos, perdi o controle da traseira em uma retomada e somente consegui recuperá-lo na grama. Embora eu não tenha batido o carro, a simples saída de pista fez com que o parachoque dianteiro, muito baixo, se soltasse e furasse o radiador. O treino de 50 minutos, para mim, terminou ainda no início.


Todo o pessoal da Rsports Racing, em um competente trabalho, conseguiu recuperar o carro a tempo para o inicío do segundo treino, o último antes da classificação. Já conhecendo um pouco da reação do carro e ciente da importância de andar os 50 minutos, fui ainda mais cauteloso para a pista. Ganhei confiança aos poucos e fiz voltas bem rápidas no decorrer do treino. Nos 5 minutos finais, quando coloquei um conjunto de pneus novos, veio a grande conquista do dia: o 4o melhor tempo dentre os 18 pilotos da Mercedes Benz Grand Challenge. Estou muito feliz com um resultado tão positivo no meu primeiro dia com o carro e gostaria de agradecer a todos que possibilitaram a sua ocorrência.

Também dei uma entrevista para a RedeTV. A matéria inclusive já está disponível no seguinte link:
http://www.redetv.com.br/Video.aspx?52%2C15%2C279221%2Cjornalismo%2Credetv-news%2Credetv-transmite-campeonato-brasileiro-de-gran-turismo.
Apenas uma curta parte da entrevista está presente, mas ficou bem legal.

Já me sinto bem confortável dentro do carro. A expectativa é grande para os trabalhos de amanhã: a classificação pela manhã e uma das corridas à tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário