quinta-feira, 4 de abril de 2013

Dia de treino para iniciar o fim de semana

O Autódromo de Interlagos sedia, entre os dias 04 e 07, a 3ª etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo em conjunto com a Copa Petrobrás de Marcas, evento de grande magnitude no cenário nacional. Já estou em São Paulo para acompanhar o evento e já vivi um dia bem intenso hoje.

Para a capital paulista me dirigi ainda ontem, quarta-feira (03), uma vez que minha equipe no Mercedes-Benz Grand Challenge, a Rsports, planejou um treino para hoje com o objetivo de testar as C 250 Turbo antes da primeira corrida da temporada e com tempo suficiente para reparos caso algum problema fosse averiguado. Além disso, outros motivos da minha viagem são ajudar a equipe no Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos, onde compete o piloto Alexandre Papazissis com um Chevrolet Corsa desenvolvido pela Rsports; e acompanhar meu chefe de equipe, Leandro Romera, também piloto, na Copa Petrobrás de Marcas pela equipe J Star.
 
Chegando ao autódromo, hoje pela manhã, me deparei com essa aí do lado, minha C 250 Turbo para a temporada 2013, a mesma pilotada por Beto Santos e Alexandre Papazissis na temporada passada. Hoje ela parecia o Frankstein, mas o que importa é que todos os integrantes da RSports se esforçaram muito e revisaram toda a parte mecânica a tempo, garantindo um excelente desempenho apesar da estranha aparência. Ajustes de banco, cinto e lá estava eu na pista saciando a vontade de pilotar aquela máquina. Tivemos, nas 3 sessões de treino que realizamos, a oportunidade de testar alguns acertos diferentes, percebendo a reação do carro a cada um deles e, assim, nos preparando melhor para as diferentes condições que poderemos enfrentar no decorrer do ano. Além disso, o treino foi de suma importância pois pudemos detectar problemas eletrônicos no carro: o "módulo de segurança" foi acionado por várias vezes durante as voltas, cortando parte da potência do motor. Felizmente, ainda teremos quase um mês até a abertura do campeonato, prazo suficiente para providenciar as medidas necessárias e, assim, solucionar as deficiências.
 



Ainda hoje, no último treino livre, testei um outro veículo: após cerca de 6 meses sem pilotar um carro de Marcas e Pilotos em Interlagos, guiei o Chevrolet Corsa número 16 da equipe Rsports. Foram apenas 3 voltas completadas com o objetivo de sentir o comportamento do veículo e contribuir para o seu desenvolvimento. Foi um tempo muito curto na pista, o carro não tinha o acerto ideal e o tanque de combustível vazio motivou "faltas" na parte mais travada do traçado, mas mesmo assim completei minha volta mais rápida em 2:05.2, tempo que considero muito bom nas condições de pista daquele momento e pelo que viravam os adversários.
 

 
Amanhã começam os treinos oficiais das duas categorias que acompanho: o Paulista de Marcas e Pilotos e a Copa Petrobrás de Marcas. Os resultados, posto aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário