sexta-feira, 5 de abril de 2013

Muito trabalho, evolução e resultados

Acordei bastante empolgado nesta sexta-feira após ter recebido, ainda ontem, o pedido da equipe Rsports para que eu fizesse o primeiro treino oficial do Paulista de Marcas e Pilotos no Corsa número 16, uma vez que o piloto Alexandre Papazissis, por motivos profissionais,  não estaria presente no Autódromo de Interlagos durante a manhã. Me dirigi um pouco mais cedo do que de costume para a pista, uma vez que eu teria que fazer minha inscrição antes do início do treino.

Infelizmente, ao chegar no autódromo, me deparei com duas surpresas nada agradáveis quando combinadas. Primeiramente, chovia muito na região da pista, que estava enxarcada. Particularmente, gosto de pilotar nessas condições, mas um outro imprevisto comprometeria bastante a performance do carro - o amortecedor dianteiro esquerdo "titular" do Corsa, com regulagens de Compressão e Extensão, havia vazado durante a noite e teve de ser substituído pelo "reserva", que não permite ajustes e deixou a frente bem mais dura do que antes. Com pista seca,  a maior rigidez provavelmente não compremeteria tanto o desempenho, mas na pista molhada o ideal é ter um carro o mais macio possível.

Como era de se esperar, sofri muito durante o treino com o comportamento "dianteiro" do Corsa. Terminei com o 14º tempo geral, resultado relativamente bom em um grid tão grande como o do Paulista, mas que com certeza poderia ter sido bem melhor se não fosse o problema enfrentado. Mesmo assim, o treino foi de grande proveito, pois pudemos fazer alguns testes e dar mais alguns passos no desenvolvimento do veículo.
 
Para o segundo treino, Alexandre já estava na pista. Ciente do enorme potencial do Corsa após as voltas que dei no carro, decidi auxiliar o piloto a melhorar seu desempenho dando dicas de pilotagem e traçado e, assim, colocar o número 16 da Rsports nas primeiras posições. O trabalho começou com a análise das câmeras onboard de treinos anteriores. Com isso, já pude detectar o que mais precisava ser alterado em termos de pilotagem e de acerto do carro. Uma vez iniciado o treino, fui para um ponto alto do autódromo e o trabalho teve continuidade com a divisão e cronometragem das voltas em setores e transmissão das informações e orientações via rádio. Me ajudou nessa tarefa, analisando um ponto da pista que não estava no meu campo de visão, Cristian, preparador recentemente contratado pela Rsports que entende muito de automobilismo e, assim como todos os outros integrantes da equipe, já se tornou um amigo. Dessa forma foi possível detectar mais precisamente os erros e ver o reflexo das mudanças no tempo de volta. A evolução foi constante no decorrer do treino e, na última volta, Alexandre cravou 2:05.5, tempo cerca de 2 segundos mais rápido que a marca dele no dia anterior e que o colocou no top 10, em 9º lugar geral e 7º da categoria Super.


Fim dos treinos de Marcas e Pilotos, início dos treinos da Copa Petrobrás de Marcas. Tive o imenso prazer de não só acompanhar os belos carros da categoria acelerando em Interlagos, mas também de ajudar a equipe J Star, em que corre meu chefe de equipe Leandro Romera, fazendo um trabalho bem semelhante ao que fiz com Alexandre Papazissis no rádio - novamente, Cristian me ajudou nessa tarefa. Os treinos da Copa Petrobrás são divididos em duas partes e os pilotos são divididos em dois grupos, sendo que dois pilotos da mesma equipe vão à pista um em cada treino. Inicialmente, fiquei no rádio com Romera, passando para ele curva por curva os reflexos dos seus testes na pista, como refletiam no tempo de volta. Ele colocou o Cruze número 88 na 10ª posição. Na segunda parte do treino, foi a vez de Allam Khodair, que é piloto de ponta também na Stock Car, fazer suas voltas rápidas. Novamente fui passando os tempos dos trechos, dessa vez para Celso Jordão, chefe da equipe J Star, que transmitia as informações para o piloto. O trabalho novamente teve resultado e Khodair posicionou seu Cruze número 18 em 8º lugar.
 
É excelente a sensação de ver a evolução, o resultado proveniente de uma tarefa realizada, indicando que ela foi bem executada e que foi útil. Amanhã é dia de classificação do Paulista de Marcas e Pilotos e mais um treino e classificação da Copa Petrobrás de Marcas. Estarei lá, buscando novamente auxiliar as equipes que venho acompanhando no fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário