domingo, 21 de abril de 2013

Mais aprendizado e contribuição em Brasília

Tive a oportunidade, em Brasília, de vivenciar um pouco mais o cotidiano da equipe Jstar em uma etapa da Copa Petrobrás de Marcas. O fim de semana foi de grande proveito.


Desembarquei na capital federal na Sexta-feira e neste mesmo dia já me encontrei com os pilotos, engenheiros e o chefe da equipe J Star - cabe ressaltar que, para esta etapa de Brasília, Fernando Fortes era o companheiro de equipe de Leandro Romera, em substituição a Allam Khodair. Sábado cedo saímos juntos do hotel e fomos para a pista iniciar os trabalhos do final de semana, com grande expectativa após a vitória em Interlagos.

Assim como em São Paulo, tive a companhia do meu amigo Cristian Delfino - preparador da Rsports e que também auxilia a equipe J Star com a cronometragem de trechos da pista e transmissão das informações pelo rádio - na minha tarefa. Fomos juntos para um ponto alto do autódromo (a ponte que se tornou praticamente nossa casa no fim de semana) e ali começamos, juntos, a acompanhar os treinos da categoria, analisando o desempenho e o comportamento dos carros da J Star e utilizando os tempos dos setores para compará-los aos carros de outras equips.

Basicamente, os resultados obtidos nos treinos foram decepcionantes levando em conta a expectativa que tínhamos de brigar pela vitória novamente. Os carros não se comportaram bem nos primeiros contatos com a pista de Brasília, tinham baixo desempenho tanto em retas quanto nos contornos das curvas. No primeiro treino, Leandro Romera conseguiu a 8ª colocação e, Fernando Fortes, apenas a 14ª. No segundo e último treino livre, Romera terminou com a 12ª posição e Fortes repetiu o 14º lugar. Por fim, na Classificação, Romera conquistou a 13ª posição no grid de largada para a primeira corrida e, Fortes, novamente o 14º posto. Definitivamente não foi o resultado esperado por todos do time.
 
Foram muitas queixas, era nítido o comportamento longe do ideal dos carros, tanto para quem assistia as câmeras onboard quanto para nós, que observávamos do lado de fora da pista. A equipe J Star, entretanto, não desanimou. Foram muitas discussões dentro dos boxes com a finalidade de encontrar a solução para os problemas e que levaram a algumas conclusões que, por sua vez, motivaram alterações nos carros para as corridas do dia seguinte. Além disso, ambos pilotos também não mostravam desânimo - estavam dispostos a fazer de tudo para tentar tirar a diferença de desempenho no braço - e fizeram!

Para o Domingo, eu e Cristian dividimos nossas tarefas: Cris ficou no rádio com Leandro Romera e, eu, passando as informações para Fernando Fortes. A primeira corrida teve início bem cedo e, naquele momento, começou uma batalha dos pilotos da Jstar visando recuperar posições e conquistar boas colocações de largada para a segunda corrida, transmitida ao vivo pela TV Band. Romera e Fortes conseguiram impor um ritmo forte, desviar bem dos acidentes e, assim, realizando uma série de ultrapassagens, concluíram a corrida na 7ª e 8ª colocações, respectivamente. O clima de felicidade tomou conta da equipe Jstar, uma vez que, além de representarem bons resultados diante das circunstâncias, as posições de chegada dos pilotos garantiam a eles a primeira fila para a segunda bateria.


Destaque para a Jstar na transmissão da corrida - seus dois carros ocupavam as duas primeiras posições no grid da segunda bateria. Na largada, entretanto, Fortes não teve bom posicionamento e foi ultrapassado por alguns pilotos. Landro Romera assumiu a ponta da prova, que conseguiu manter por algum tempo, apesar da grande pressão imposta pelos adversários, que vinham em ritmo melhor. No meio da "bagunça", Fortes não conseguiu evitar um toque e teve sua corrida comprometida. Enquanto isso Romera  brigava para defender sua posição: fora ultrapassado, ultrapassou novamente, evitou acidentes e, ao final da prova, cruzou a linha de chegada na segunda posição, resultado surpreendente!




Só tenho a agradecer por todas essas oportunidades que estou tendo. Finais de semana como o que hoje teve fim trazem consigo grande aprendizado, além da excelente sensação de fazer parte de um evento tão importante como a Copa Petrobrás de Marcas. A próxima etapa do certame ainda demora um pouco, acontece apenas no final de Julho. O próximo a assumir o volante, agora, sou eu, pela Mercedes-Benz Grand Challenge, no Circuito do Anhembi. Mal posso esperar!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário