sábado, 24 de maio de 2014

Dia de evolução

Em um dia longo em Interlagos, experimentamos uma evolução significativa no desenvolvimento do acerto da CLA de número 77 e, na atividade final, o treino classificatório, consegui conquistar um resultado que nos coloca na briga pela vitória amanhã.

Diferentemente de ontem, quando o tempo era estável durante todo o dia e a chuva nos surpreendeu na segunda metade do treino, hoje a pista permaneceu molhada ao longo de todo o período de atividades. Esse fato proporcionou condições de melhor desenvolver o acerto voltado para esse que, pelas previsões de tempo, deve ser o panorama da corrida.

No segundo treino, bem no início da manhã, quem pilotou primeiro o 77 fui eu. Como não tive muito tempo para praticar ontem, comecei com bastante cautela e, após algumas voltas, já sentindo toda a segurança proporcionada pelos sistemas eletrônicos da Mercedes-Benz CLA 45 AMG, já estava disputando as primeiras posições. Após algumas paradas para aprimoramento do setup, saí para um último stint, próximo da metade do treino. Mesmo sendo atrapalhado no último setor da pista - o fato de os 15 modelos C250, mais lentos, treinarem junto com as CLAs dificulta muito o fechamento de uma volta limpa - cravei o tempo mais rápido da sessão: 2:06.593. Cláudio Dahruj, meu companheiro de equipe, veio na minha referência e, em uma volta mais limpa, me superou por 9 milésimos de segundo. Assim sendo, entreguei o carro ao meu parceiro Arnaldo Diniz Filho na 2ª colocação. Arnaldo completou bem a segunda metade da sessão, evoluindo o acerto do carro e adequando sua pilotagem à exigida pela CLA, muito diferente dos carros que ele costumava pilotar. No período final, fomos superados apenas por mais 2 pilotos que já testaram pneus novos. O 4º lugar foi um bom resultado.

O terceiro treino livre foi um pouco mais dramático. Arnaldo foi quem iniciou a sessão no comando do 77 e, ainda com os pneus velhos, fez um breve aquecimento. A equipe Hot Car, chefiada pelo Amadeu Rodrigues, optou, então, por fazer uma parada e colocar os pneus novos. A melhora significativa que teoricamente viria, entretanto, não foi de fato experimentada. Arnaldo não gostou da reação do carro à mudança, sentiu necessidade de alterações no acerto e sua marca não melhorou muito. Para complicar ainda mais a situação, o tráfego intenso a sua frente dificultava o fechamento de uma volta rápida e, consequentemente, a obtenção de parâmetros para realizar os aprimoramentos de setup. Assumi a CLA apenas nos 10 minutos finais de prática e, enquanto eu assumia o lugar de Arnaldo, a equipe fez mais algumas mudanças na suspensão do carro. Com o novo acerto, apesar de estar já com os pneus mais desgastados, cravei minha volta mais rápida em 2:07.091 - tempo um pouco melhor que a marca do Arnaldo, mas ainda 2 segundos mais lento que a melhor marca do treino. Assim, ficamos apenas com a 8ª posição na sessão.

O intervalo de 2 horas que separou o fim do último treino livre do início da classificação foi marcado por muito trabalho da equipe Comark Racing / Hot Car, analisando as informações do desempenho dos carros, discutindo com os pilotos e aprimorando o acerto das duas CLAs do time. Após uma conversa com Arnaldo, fiquei encarregado de pilotar nosso carro na classificação e buscar a primeira pole-position da categoria para a equipe. Com chuva fina, inciei a sessão de forma bem agressiva, tentando aproveitar essa condição inicial - o que foi importante, uma vez que minha primeira volta, em 2:05.511, foi a mais rápida dentre as 4 que completei na classificação. Assim que fechei a primeira volta rápida, já percebi que a chuva aumentava de intensidade e seria difícil melhorar a marca. Minha expectativa foi confirmada e a notícia que recebi pelo rádio, de que eu ocupava a 3ª colocação, foi válida até o final do treino.

A 3ª posição que conquistamos no grid de largada representa mais que um bom resultado - é sinal de que conseguimos encontrar um acerto competitivo para a CLA de número 77 e que, definitivamente, estaremos na briga pela vitória na primeira corrida oficial da AMG. Vale lembrar que, em uma corrida de 45 minutos com uma parada obrigatória, não basta ser rápido - a estratégia pode ser decisiva e também precisa ser estudada. Amanhã, às 13:25, estaremos com tudo bem definido e preparados para conquistar um resultado histórico!

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