sexta-feira, 23 de maio de 2014

Primeiros contatos

Aproximadamente às 9h, antes até de muitos integrantes da Comark Racing - que não tinham pressa, uma vez que adiantaram toda a preparação das CLAs na tarde de ontem -, cheguei ao autódromo. Nos carros de número 27 e 77 da nossa equipe, faltava apenas o desenvolvimento do acerto fino. Essa preparação detalhada, entretanto, não pôde ser realizada pela manhã - o céu muito nublado, juntamente com as previsões de chuva, dificultavam a decisão de qual condição de pista utilizar como base para o acerto.


A poucos minutos do início do único treino livre programado para hoje, a chuva ainda não havia chegado à pista e optamos, assim, por desenvolver um acerto para condição seca. No meu carro, quem iniciou o treino foi meu companheiro Arnaldo Diniz Filho. Como foram 2 horas previstas de prática, a ordem foi ter bastante calma no processo de adaptação. Após apenas 2 voltas completadas, entretanto, um acontecimento preocupou a todos: o carro de número 17, ao reduzir no final da reta principal de Interlagos, teve seu motor quebrado.

Depois de um longo período em bandeira vermelha para limpeza do local, o treino foi reiniciado. Felizmente, a quebra do motor de um dos novos carros da Mercedes-Benz foi um fato bem isolado e nenhum outro carro teve problemas sérios durante o restante da prática. Arnaldo, que pela primeira vez pilotou em pista um carro com maior parte da tração distribuída nas rodas dianteiras, foi aos poucos se acostumando com a tocada da CLA de número 77 e melhorando seu tempo de volta. Um pouco mais de 1 hora de treino se passou e, recebendo instruções pelo rádio e em paradas no box, meu parceiro experimentou uma melhora significativa - apesar de enfrentar muito tráfego, cravou 1:56.005, o melhor tempo da sessão. Era minha vez de testar o carro.

Vesti meu equipamento enquanto meu parceiro completava suas últimas voltas. Assim que entrei no carro, entretanto, a chuva, que desde a manhã ameaçava complicar nossos planos, caiu. Como a intensidade da precipitação não era tão significativa, acabei indo para a pista com pneus e acerto de pista seca, tendo bastante cautela, apenas para conhecer um pouco o comportamento do carro.
 
Com condição de pista longe da ideal para completar voltas rápidas, me impressionei com a estabilidade e a força da nova CLA 45 AMG. Mesmo em piso molhado, o carro contornou muito bem as curvas do traçado paulista e não exigiu uma tocada muito trabalhosa para realizar as correções. Nas acelerações, a atuação do grande turbo foi perceptível no motor de 4 cilindros, gerando os 45kg de torque. Pilotar o lançamento da Mercedes-Benz foi uma tarefa não muito difícil e extremamente divertida.
 
Após cerca de 5 voltas completadas, já um pouco mais habituado ao comportamento do carro, retornei aos boxes. Diante da condição complicada da pista, preferimos evitar os riscos e poupar o equipamento para amanhã.

Nesse Sábado, as atividades terão início bem cedo - ainda acontecerão mais dois treinos livres de uma hora e a classificação antes da corrida no Domingo. Hoje, a instabilidade climática na metade final do treino, além das dificuldades com o tráfego (são 40 carros na pista somando CLAs e C250s), não nos possibilitaram ter uma referência muito clara de como estamos em relação aos rivais. De toda forma, acredito que o 7º lugar na prática, bem como o sentimento de conforto do Arnaldo ao guiar o carro, são sinais de um bom início. Ainda há muito o que melhorar e trabalharemos bastante amanhã para caminhar rumo ao fim de semana histórico que temos como objetivo!


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